Descrição


O surgimento dessa querida cidade se deu no final do século XVI, em torno de um engenho. Em 1753 foi criada a Freguesia de Nossa Senhora de Nazaré. A vila só iria surgir em 25 de outubro de 1831 depois de ser desmembrada de Jaguaripe (cidade vizinha) pelo decreto Imperial. A Resolução Provincial de nº 368, de 10 de novembro de 1849, converteu a vila em cidade com título de Constitucional Cidade de Nazaré. Por ser cortado pelo rio Jaguaripe ela desenvolveu-se em ambas as margens do mesmo. O município é linitado pelas cidades de Aratuípe, Jaguaripe, Muniz Ferreira e São Felipe. A sua base econômica são produtos de subsistência como farinha de mandioca, cana-de-açucar, banana etc. Produtos manufaturados como a cachaça, o sabão ajudam bastante a economia da cidade. O centro historico de Nazaré é composto de conjunto arquitetônico considerado "HISTÓRIA VIVA", tesouro a ser conhecido e admirado por gerações. Dentre outras podemos citar construções como:

Jesus de Nazaré


O Jesus de Nazaré tem 15 metros de altura, e fica no morro da Fazenda Mercantil. O monumento foi criado como marco das comemorações dos 150 anos de fundação da cidade, em 1999.

DISTANCIA
4Km

TEMPO MÉDIO
15Min

Maria Fumaça


Antiga estação de trens, hoje transformado em um centro comercial e cultural.

DISTANCIA
1Km

TEMPO MÉDIO
5Min

Forum Edgar Matta


Forum Edgar Mata, construido no final do séc. XVIII, segundo a placa informativa, o sobrado já hospedou D. Pedro II e Ruy Barbosa

DISTANCIA
1Km

TEMPO MÉDIO
5Min

Cine Teatro Rio Branco


O mais antigo cinema da América Latina em funcionamento, o Cine Teatro Rio Branco é motivo de orgulho para a cidade de Nazaré. Administrado pela Fundação Marcos Vampeta (FMV), o cinema é um espaço multicultural, onde a cultura é expressa através da arte no palco e nas exibições de filmes. A restauração do monumento foi possível graças ao investimento realizado por Marcos André Batista Santos, o Vampeta. Craque de futebol brasileiro, ele dá uma lição de cidadania com apoios a projetos culturais e sociais no município.

DISTANCIA
1.5Km

TEMPO MÉDIO
10Min

Igreja Matriz


A construção da igreja durou quase 100 anos, começando no último quarto do século XVII e se completando em 1866. Tombado pelo Patrimônio Histórico, o edifício possui relevante interesse arquitetônico, já com uma planta típica das matrizes e igrejas do século XIX. Sua fachada apresenta detalhes maneiristas e seus altares são neoclássicos, de meados do século XIX. As peças que mais se destacam são as Imagens de Nossa Senhora da Purificação de Nazaré, Nossa Senhora do Rosário, Senhora Morto e Crucifixo. A igreja representa, hoje, a principal paróquia da cidade de Nazaré das Farinhas.

DISTANCIA
1.5Km

TEMPO MÉDIO
10Min